Minha USB está lenta, por quê?

As portas USB estão em muitos aparelhos eletrônicos. Ela deixou, há muito tempo, de ser um exclusividade de computadores.

Essa variedade em sua utilização, muitas vezes, nos traz uma sensação de lentidão excessiva. Alguns pen drives voam em uns computadores e em outros não. Isso causa irritação e acaba enganando o usuário quanto a confiabilidade do dispositivo, já que todo mundo, sendo leigo ou geek faz uso do dispositivo.

O usuário logo pensa: “Perdi outro pen drive”

Não é bem assim…

Primeiro, saiba que a entrada USB (utilizada pelos pen drives) é muito antiga, com mais de 15 anos, sendo um pouco mais especifico.

Ela tem várias gerações, mas podemos considerar três para melhor visualização.

Na primeira geração, com versão USB 1.0, os dispositivos conseguiam atingir até 12/Mbps (megabits por segundo). Para melhor entendimento, os dispositivos demoravam mais de um minuto para transferir um arquivo de 100Mb.

A segunda geração, lançada no ano de 2000, trouxe um aumento significativo a performance dos dispositivos de USB. A versão USB 2.0 passou a usar velocidades de até 60/Mbps. Ou seja, o mesmo arquivo de 100Mb era transferido 5 vezes mais rápido.

Apesar do aumento de velocidade significativo, as capacidades de armazenamentos aumentaram exponencialmente, principalmente dos dispositivos como os pen drives. Isso fez com que a USB 2.0 parecesse uma forma lenta de transferência de arquivos, mesmo com sua evolução.

Era hora de inventar ou padrão, ou simplesmente, forçar nova evolução dos USBs.

Foi o que ocorreu, em 2009, quando o padrão USB 3.0 foi lançado, prometendo velocidades de até 4,8/Gbps.

Arquivos simples são transferidos instantaneamente, e filmes em HD não levariam nem 1 minuto para serem repassados ao computador.

Bom, acho que temos a solução, certo? Já que o USB 3.0 deve se tornar padrão a partir do ano que vem. Mas para que parar por ai.

A Intel não identificou o USB 3.0 como a solução para o grande fluxo de informação que usuários comuns estão tendo. Ela anunciou, ainda neste ano de 2011, um padrão chamado Light Peak.

O que ele traz de bom?

Ele nasceu com a capacidade de transferir dados a 10/Gbps.

Não contente com a velocidade, a empresa anunciou que os cabos de transferência do padrão foram construídos com cobre, e que quando forem usadas as fibras óticas, o padrão passará a transferir 100/Gbps.

E o melhor, o padrão consegue conversar com qualquer tipo de outro formato de plugue existente, hoje, nos computadores, para isso, basta usar um simples adaptador.

Agora, é esperar e ver quando teremos acesso aos dois tipos de tecnologia, o USB 3.0 tem dois anos de mercado, e logo será usual. O Light Peak ainda é usado, apenas, por computadores e notebooks de alta performance.

About these ads

About doutorinfo

Blog informativo de tecnologia e informática. Todas novidades do mundo Hi-Tech, os melhores produtos e marcas, os problemas que podem aparecer no uso e como se prevenir. Um canal de interação para quem gosta de tecnologia. Consultoria Especializada - IlhaService

Posted on 28 de Novembro de 2011, in Arquivos, HD, Intel, Light Peak, Performance, USB 3.0 and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. 2 Comentários.

  1. ele nao respondeu a pergunta ¬¬

    • Existem hj no mercado 3 tipos de usb, sendo que as mais normais são as de 1.0 e 2.0, talves a conexão que vc esteja usando seja de 1.0, bem mais baixa que o comum, e algumas placas vem com conexões de 1.0 e 2.0, verifique em outras portas usb de seu pc pra ver se não tem alguma melhora, desculpe o atrazo da resposta.

      sem mais

      Dr Info.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: