Hardware: componentes de um PC e suas funções

Motherboard
A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos os outros componentes internos do computador, por meio de slots de expansão (PCI, PCI-X, AGP e etc) e portas / interfaces de comunicação (PS2, SATA, IDE, Serial, Paralela, USB, eSATA e etc).
Para permitir a comunicação dos slots de expansão e interfaces citados acima, as placas-mãe possuem chipset controladores, (ponte norte e ponte sul) os quais são responsáveis por permitir a comunicação entre os dispositivos conectados a placa-mãe, como o processador e a memória.
Processador
O processador, ou CPU, como é conhecido por alguns, é o principal componente de processamento, ele é responsável por atender a todas as solicitações efetuadas pelo sistema operacional ou pelo usuário. A velocidade do processador, medida em GHZ (gigahertz) define a capacidade de processamento do mesmo.
Cooler
São pequenos ventiladores responsáveis pela refrigeração dos componentes do computador. Eles são fundamentais, tendo em vista que sem eles os componentes fatalmente irão superaquecer e queimar, principalmente o Processador.
Memória RAM
A memória RAM é conhecida como memória de armazenamento volátil, pois mantem dados quando energizada (ligada), mas os perde quando deixa de ser energizada (desligada). Ela tem a função de armazenar dados utilizados durante a utilização do sistema operacional e de algum software específico.
A quantidade de memória RAM pode interferir diretamente no desempenho de um computador, porém ela sozinha não é responsável pela velocidade do micro.
Quando se tem menos memória RAM do que o recomendado para rodar um sistema operacional ou outro aplicativo, a memória RAM fica cheia, fazendo com que ela seja limpa para a armazenagem de novos dados, porém a memória sempre será requisitada, e o ciclo de limpeza e gravação de dados se repete, causando lentidão no sistema.
Fonte de energia
Responsável por alimentar todo o sistema, como placa-mãe, processador, HD, memória, dispositivos instalados em slots de expansão (AGP, PCI, PCI-X), drives ópticos (CD, DVD, Blu-ray e etc).
Placa de vídeo
A placa de vídeo é responsável por processar e gerar imagens, para que elas sejam exibidas em um monitor. Quanto mais pesadas as imagens a serem geradas, maior deve ser a capacidade de processamento da placa de vídeo.
Aplicativos como jogos 3D e aplicativos de modelagem 3D exigem placas dedicadas e mais potentes, porém aplicativos básicos como o próprio Windows e jogos que exigem baixo processamento gráfico trabalham tranquilamente com placas de vídeo on-board, as quais são embutidas na placa-mãe. A grande diferença entre as placas de vídeo estão em sua capacidade de processamento que é medida em HERTZ. E a velocidade do fluxo de dados que é medida em BITS. Por isso é bom antes de comprar sua placa de vídeo.
Placa de áudio
Permite o processamento e a saída de sons do computador. Quanto melhor a placa de vídeo, melhor será a saída de áudio, assim como a placa de vídeo.
HD (Hard-disk / disco rígido)
O HD é responsável pelo armazenamento de dados no computador, trata-se de um componente que possui internamente um disco magnético parecido com um CD ou DVD.
A capacidade de um HD é medida em KB (kilobytes) e escalas derivadas (MB, GB, TB, etc). Hoje em dia a escala mais popular é o GB (Gigabytes) e os discos mais populares possuem tamanhos de 80GB, 160GB, 200GB, 250GB, 320GB, 500GB, 640GB e assim por diante. Obviamente, quanto maior a capacidade de armazenamento, mais dados, ou arquivos caberão no HD. O desempenho de um HD é medido em MBps, ou megabytes por segundo, onde quanto maior a velocidade de gravação e leitura, melhor o desempenho do HD. Existe hj no mercado um novo modelo de armazenamento SSD, chamado de disco solido, muito mais rápido e seguro pois não usa uma agulha para leitura. Para qualquer empresa, as unidades SSD podem oferecer uma expressiva economia com menores custos iniciais. As unidades SSD podem prolongar o ciclo de vida e melhorar consideravelmente o desempenho de um PC com mais velocidade, maior estabilidade. Desde a inicialização até a abertura de aplicativos, as unidades SSD diminuem significativamente o tempo de espera. E o melhor de tudo, como não possuem partes móveis, os dados são gravados eletronicamente e não magneticamente como as unidades de armazenamento anteriores, as unidades SSD são resistentes a impacto, mantendo a estabilidade nas condições mais difíceis e prolongando o tempo de vida de seu computador de mesa ou notebook.

Drives ópticos (CD, DVD, BlueRay e etc.)
São drives que permitem que discos ópticos como CDs, DVDs e Blu-ray sejam lidos pelo computador.
Leitores de cartão de memória.
Com a popularização dos cartões de memória (SD, Memory Stick, etc), foram criados os leitores de cartão de memória, que tem funcionamento parecido com os drives ópticos, porém aceitam cartões de memória.

About these ads

Sobre doutorinfo

Blog informativo de tecnologia e informática. Todas novidades do mundo Hi-Tech, os melhores produtos e marcas, os problemas que podem aparecer no uso e como se prevenir. Um canal de interação para quem gosta de tecnologia. Consultoria Especializada - IlhaService

Posted on 2 de Julho de 2012, in Uncategorized. Bookmark the permalink. 2 Comentários.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: