E o que é esse tal de COOLER?

Os computadores estão a cada dia mais eficientes, potentes e poderosos. Se compararmos as máquinas desenvolvidas há dez anos, são visíveis as diferenças entre as atuais e os dinossauros de uma década. Desde o tamanho, até a qualidade dos programas é uma prova de que os computadores evoluem na velocidade da luz. Com tanta tecnologia de processamento, é inevitável que os componentes do PC trabalhem cada vez mais rápido. Esta crescente rapidez faz com que a máquina trabalhe mais e, conseqüentemente, produza mais calor.

Para que o calor excessivo produzido no interior do computador não queime ou prejudique o funcionamento dos seus componentes, é necessário haver o resfriamento dos mesmos. Portanto, o cooler serve para eliminar o calor gerado pelo trabalho dos componentes do computador e deixá-los mais “confortáveis” para render mais.

O trabalho de um cooler pode ser comparado ao nosso suor, ou seja, suar é um processo de resfriamento do nosso corpo que nos ajuda a manter o equilíbrio das funções vitais. A palavra cooler vem do inglês e significa refrigerador, no seu computador não é diferente, pois o cooler funciona exatamente como tal.

– Tipos de coolers:

Assim como os componentes dos computadores evoluem, a evolução dos coolers é necessária para acompanhar o aumento da temperatura interna das máquinas. Há basicamente três tipos de coolers, um para cada necessidade.

Air-Cooler

O Air-Cooler é o tipo de cooler mais comum e, de longe, o mais utilizado, pois é o mais barato. Ele auxilia as trocas de calor através de uma ventoinha e um pedaço de alumínio ou cobre localizado sobre o processador. Estes dois componentes, ventoinha e metal, auxiliam na dissipação do calor, ou seja, o alumínio “absorve” o calor do interior da máquina e a ventoinha refrigera o metal, desta forma o calor interno é jogado para fora.

Water Cooler

Além do baixo custo, o Air-Cooler é o modelo de cooler mais utilizado principalmente pelo fato de a maioria dos computadores ainda não possuírem componentes que causem aquecimento demasiado, conseqüentemente não necessitam de muita refrigeração. É claro que há outros metais que podem compor um Air-Cooler, porém a diferença de custo entre o alumínio e o cobre já é grande, imagine entre outras ligas. Esta diferença de preço se deve ao fato de o alumínio, por exemplo, reter menos calor que alguns metais.

Water Cooler

Depois do Air-Cooler, o segundo sistema de refrigeramento mais utilizado é o Water Cooler. Se comparado ao Air-Cooler o Water Cooler é muito mais eficiente, visto que ele utiliza a água como refrigerador, desta maneira retém calor mais facilmente do que o ar, portanto refrigera mais rápido.

O Water Cooler funciona da mesma forma que um radiador de automóvel e também pode contar com aditivos para aumentar a eficiência. Estes aditivos, chamados de Coolant, são na sua maioria à base de etileno glicol e água deionizada (água sem íons).

O sistema de refrigeração é fechado contendo água e uma bomba que faz com que a água circule por todo o sistema, retendo o calor do interior do PC. Esta água aquecida é bombeada para um radiador e é resfriada por uma ventoinha. A água fria passa novamente, através de tubos, pelo computador, é aquecida e mantém o ciclo.

Este tipo de refrigeração é recomendado para os adeptos do overclock, ou seja, técnica utilizada para forçar o processador a trabalhar mais rápido e, conseqüentemente necessitam de mais eficiência nas trocas de calor.

Cooler Heatpipe

Há ainda outro tipo de cooler, mas que está um pouco distante da nossa realidade: Cooler Heatpipe. Você sabe como funciona uma geladeira? O Cooler Heatpipe trabalha com a mesma lógica, ou seja, utiliza um fluído refrigerante para resfriar seu PC.

Heat Pipe.

Desta maneira, o fluído entra em ebulição, onde temperatura do computador é maior, e evapora. Então o fluído é refrigerado, condensa e volta para a extremidade que fica próxima ao processador, aquece e inicia um novo ciclo.

Fonte: www.baixaki.com.br

About doutorinfo

Blog informativo de tecnologia e informática. Todas novidades do mundo Hi-Tech, os melhores produtos e marcas, os problemas que podem aparecer no uso e como se prevenir. Um canal de interação para quem gosta de tecnologia. Consultoria Especializada - IlhaService

Posted on 31 de Agosto de 2010, in Hardware, Rotina and tagged , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: