Micros ficam travando direto. Como fazer o diagnóstico para saber se é placa-mãe ou memória?

Trabalho fazendo manutenção de computadores numa Escola onde existem várias máquinas Duron e Atlhon que estão me dando problema. Já é a quarta placa que me dá problema, pois ontem estava lidando com outra três placas. Após quebrar muito a cabeça condenei 2 delas e fiquei com uma que comecei a instalar o Windows e, como aconteceu com as outras, a cada hora acusa um erro diferente quando tento instalar o Windows. Primeiro acusa erros diferentes e por último, quando deu o problema, reiniciei a máquina e ela começou a apitar 8 vezes consecutivamente e toda vez agora quando ligo acontecem esses bips. Procurei na internet e diz que é problema na placa de vídeo; acontece que a placa é on-board. Fazendo um balanço geral dos problemas, confesso que tenho me sentido frustado pois não estou conseguindo diagnosticar com precisão. Será possível que quase que seguidamente as 4 placas-mãe estão dando pau? Já fiz de tudo nelas: troquei processador, memória, HD, drive de CD-rom, cooler… Caramba, tá difícil! Existe algum padrão de procedimentos que vocês utiliza no seu dia-a-dia que após os mesmos seja possível condenar ou não a placa-mãe com segurança, sem medo de errar? Por favor me de uma orientação pois fico com a sensação de que as pessoas comecem a achar que não sou competente para o serviço.

A primeira suspeita, nestes dias quentes de verão, é que a ventoinha do cooler do processador não está girando numa velocidade suficiente para refrigerar o processador. Desmonte a ventoinha, com cuidado, limpe-a cuidadosamente e coloque um pouco de lubrificante direto no interior do motorzinho, onde estão algumas pequenas bobinas. Feito isto, junto com tudo o que já fez, chega-se à conclusão de que pode ser algum problema na própria placa-mãe e, neste caso, ela precisaria ser reparada. Para tirar a dúvida, seria preciso ligar todos os componentes em uma outra placa-mãe compatível, para tirar a dúvida.

Em todo caso, é possível explorar alguns outros caminhos. No caso de placas com video on-board que apresentam os bips de falha no vídeo o problema está nas memórias RAM, que são compartilhadas com o restante do micro. É muito comum os contatos das memórias estarem (bem) oxidados e o teste de POST acusar problemas nos pentes. Nestes casos, é preciso uma boa limpeza nos contatos com produtos apropriados. Quando a oxidação é bem severa, costumamos limpá-los com produtos para limpeza de pratarias (Kaol, Silvo, Brasso) mas com MUITO cuidado, para não deixar resíduos e para não “comer” os acabamentos das peças. Use um cotonete para passar e para retirar o produto, repetimos, com MUITO cuidado.

Antes de instalar o Windows recomenda-se fazer um teste das memórias. O mais prático para isto é usar um LiveCD do Ubuntu Linux que, logo ao iniciar, depois da escolha da língua, apresenta a alternativa de fazer um teste nas memórias. Se for acusado algum problema neste teste nem prossiga com a instalação do Windows, pois será problema na certa. Este teste também verifica vários componentes do chipset.

Outro item que costuma apresentar problemas é o leitor de CD/DVD e/ou o disco de instalação do Windows. Certifique-se de que ambos estão em perfeito estado. É comum os CDs/DVDs se estragarem depois de algum tempo em uso nas bancadas, por isto sempre devem ser usadas cópias destes, e nunca os originais.

Mais um detalhe: estes Athlons XP e Durons da mesma época estão todos chegando ao final de sua vida útil, por isso não é de se estranhar se as quatro placas estiverem com defeito. No geral, as placas usadas com estes micros foram projetadas para serem baratas e, portanto, usavam componentes de baixa qualidade. O mesmo se diz destes chips, que são muito sensíveis à refrigeração: quando sobreaquecem mesmo por décimos de segundo já ficam defeitosos.

Fonte: http://www.revistapnp.com.br

About doutorinfo

Blog informativo de tecnologia e informática. Todas novidades do mundo Hi-Tech, os melhores produtos e marcas, os problemas que podem aparecer no uso e como se prevenir. Um canal de interação para quem gosta de tecnologia. Consultoria Especializada - IlhaService

Posted on 8 de Setembro de 2010, in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: