Core i5

Para sanar as duvidas sobre como funciona os processadores Core I, estarei postando algumas matérias sobre esse assunto, hj Core I5;

O Core i5 foi a segunda linha de processadores da Intel lançada com um controlador de memória integrado (o Core i7 foi a primeira, enquanto o Core i3 foi a terceira), recurso disponível nos processadores da AMD desde o Athlon 64. Ele é baseado na arquitetura Core, assim como o Core 2 Duo e Core 2 Quad, porém com diversos aprimoramentos para o aumento do desempenho (microarquitetura Nehalem). Esse processador está disponível em três diferentes soquetes, LGA1156 (para computadores de mesa), PGA988 e BGA1288 (para notebooks).

Antigamente os processadores da Intel utilizavam um controlador de memória externo localizado no chip ponte norte (também conhecido como MCH ou Hub Controlador de Memória) do chipset. Isto significa que com processadores usando esta arquitetura o chipset (e consequentemente a placa-mãe) é o componente que determina qual a tecnologia e a quantidade de memória que você pode instalar no micro. Como no Core i5 o controlador de memória está embutido no processador, é este – e não mais o chipset – que define qual tecnologia e a quantidade de memória você pode ter instalada no micro. A placa-mãe, no entanto, pode ter uma limitação na quantidade de memória instalada.

O controlador de memória integrado no Core i5 aceita apenas memórias DDR3 (até 1,6 V; memórias que requerem mais do que isto não funcionarão e podem inclusive danificar o processador), suportando a arquitetura de dois canais e memórias DDR3-1066 e DDR3-1333 nos modelos para computadores de mesa e memórias DDR3-800 e DDR3-1066 nos modelos para computadores portáteis.

Processadores Core i5 têm também um controlador PCI Express 2.0 integrado, logo nesses processadores a placa de vídeo externa está conectada diretamente ao processador, o que em teoria pode aumentar a taxa de transferência que a placa de vídeo pode obter na prática. Esses processadores podem comunicar-se com uma placa de vídeo na velocidade x16 ou, nos modelos sem vídeo integrado, com duas placas de vídeo a x8 cada.

Como nesses modelos o controlador PCI Express 2.0 fica dentro do processador, a Intel decidiu usar um barramento de menor velocidade chamado DMI (Digital Media Interface), que opera a 2 GB/s, para conectar o processador ao chipset; esse barramento é usado na comunicação entre a ponte norte e a ponte sul nos chipsets anteriores da Intel. Essa largura de banda aparentemente baixa não é problema, já que um barramento externo de alta velocidade para a comunicação com o chipset não é mais necessário visto que tanto a placa de vídeo quanto a memória estão conectadas diretamente ao processador.

Os modelos fabricados com tecnologia de 32 nm (modelos 6xx para computadores de mesa e em todos os modelos para notebooks) têm um controlador de vídeo integrado dentro do processador, isto é, o vídeo “on-board” é controlado pelo processador e não pelo chipset da placa-mãe.

Processadores Core i5 utilizam um clock base a partir do qual seus outros clocks são gerados. O clock base padrão é de 133 MHz em todos os modelos.

Os processadores Core i5 possuem uma tecnologia chamada Turbo Boost, que é um recurso de overclock automático. Quanto o processador percebe que precisa de mais poder de processamento, ele aumenta o clock interno acima do clock padrão, automaticamente.

Os modelos de Core i5 de dois núcleos suportam a tecnologia Hyper-Threading, que simula a presença de dois processadores lógicos em cada núcleo de processamento, fazendo com que o sistema operacional detecte quatro “processadores”.

About doutorinfo

Blog informativo de tecnologia e informática. Todas novidades do mundo Hi-Tech, os melhores produtos e marcas, os problemas que podem aparecer no uso e como se prevenir. Um canal de interação para quem gosta de tecnologia. Consultoria Especializada - IlhaService

Posted on 23 de Agosto de 2011, in Hardware, Performance, Processador and tagged , , , . Bookmark the permalink. 4 comentários.

  1. Boa tarde. Meu nome é Susie, faço técnico de telecomunicações e estou fazendo um trabalho sobre o processador i5, e estou com um pouco de dificuldade para achar algumas informações que preciso sobre o processador, teria como você me ajudar “orientar” pois achei sua matéria bastante interessante.

    desde já obrigada!

  2. Bom dia doutorinfo!
    O processador i5 de 2ª geração só aceita memoria de até 1333 mhz independente de a placa mãe aceitar memorias de maior frequencia?

    Obrigado

    • Bom dia Sr. Willian, nos testes feitos em laboratório aqui na empresa Ilha Service foi constatado que os processadores Core I5 2ª geração funciona apenas com memória de 1066 a 1333.

      Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: